top of page

MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM SUBESTAÇÕES

Segundo a NBR 14039, item 8.2.2, manutenção preventiva é aquela efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios descritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item.

A manutenção preventiva das subestações é de extrema importância, visto que ela busca garantir maior durabilidade aos dispositivos e mecanismos e ainda oferece maior segurança. 

A preventiva nas subestações deve ser realizada anualmente, para garantir a operacionalidade da planta, eliminando a possibilidade de acidentes que poderão ocasionar elevados custos, evitando também que o fornecimento de energia seja interrompido.

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) estabelece algumas instruções e regras mínimas, que são analisadas durante as manutenções preventivas das respectivas subestações. Afim de adequar totalmente a subestação conforme a norma, é efetuado um relatório da manutenção preventiva da subestação, que descreve as condições de cada item analisado e quais as ações corretivas, caso necessárias, bem como um resumo dos resultados obtidos nas diferentes análises e testes efetuados, como por exemplo, a análise físico-química e cromatográfica gasosa do óleo do transformador.

A técnica da inspeção termográfica é efetuada nos equipamentos elétricos da subestação, afim de identificar pontos quentes e assim corrigi-los, se possível

Para maiores informações, contate-nos.

preventiva subestação
preventiva subestação
bottom of page